Legislação
LEGISLAÇÃO ACUPUNTURA
Você sabe quem pode aplicar acupuntura no Brasil?
Legislação Acupuntura
A prática e ensino da acupuntura no Brasil. Aspectos legais.
Este texto busca esclarecer dúvidas quanto a prática e estudo da acupuntura.
Ao final há um quadro resumido.
A prática atual da acupuntura no Brasil é livre, não havendo lei específica que regule a profissão de acupunturista ou o uso da acupuntura por outras profissões e profissionais.
A constituição federal no artigo 5º parágrafo VIII assegura o direito de livre exercício de trabalho, ofício ou profissão:
“VIII – é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;”
Este parágrafo prevê que: pode se exercer qualquer profissão desde que esteja qualificado para tal; de acordo com as determinações legais para tal qualificação.
No caso da acupuntura, como não há lei específica que determine qual deva ser a formação de um acupunturista, não há impedimento legal para a prática da acupuntura. Em termos práticos, qualquer pessoa pode ser acupunturista, desde que tenha passado por uma formação satisfatória; mas não há lei que diga qual tipo de curso deve-se frequentar.
Entendendo isso, a formação e estudo da acupuntura em cursos/escolas com boas credencias são importantes para o profissional, por vários motivos:
Para a boa formação e qualificação,
Pelo compromisso com a saúde dos usuários do serviço e terceiros,
Por ser uma forma de demonstrar boa-fé, comprometimento com a ética e qualidade do atendimento prestado,
Para demonstrar para as autoridades (em casos que estas exijam) o envolvimento, dedicação e vínculo com a profissão.
O ministério do trabalho reconhece o acupunturista através do CBO – 3221-05, que na integra diz o seguinte:
Classificação brasileira de ocupações
CBO – 3221-05 ACUPUNTURISTA
Técnico em acupuntura, Acupuntor, Acupunturista, Técnico corporal em medicina tradicional chinesa.
Descrição Sumária


Origem da acupuntura
A medicina chinesa começou seu desenvolvimento documentado na era da Dinastia Zhou, de 1027 AC a 221 AC. Naquele período, a medicina chinesa evolui de uma medicina xamânica , onde as doenças eram consideradas obras de espíritos demoníacos, para uma medicina mais evoluída, com embasamento "filosófico" Durante o período chamado de "Média Era Zhou", de 772 AC a 480 AC, o confucionismo estabeleceu-se como um dos três pilares filosóficos da medicina chinesa (Confucionismo, Taoísmo e Budismo). Deste período vem a noção de que os atos de uma pessoa afetam diretamente a sua saúde, afastando a ideia de que as doenças eram de origem demoníaca.